"Playing God" e o futuro da banda Paramore

Breve análise a cerca do video

« Older   Newer »
 
  Share  
.
  1. Ramon Carneiro
        +1   -1
     
    .

    User deleted


    image

    O clipe de "Playing God" da banda Paramore parece seguir com as tendências proféticas e simbológicas da indústria da música. Assim como Lady Gaga, Beyoncé e outros artistas, a banda Paramore utilliza dos seus videoclipes como o meio mais amplo de passar suas mensagens escondidas através de uma olhada em suas carreiras vemos que o artista apenas afunda-se mais e mais na realidade ocultista da fama.

    Controle Mental?

    Como vimos no artigo sobre o videoclipe de "Brick by Boring Brick", Paramore se envolveu com a simbologia MK ULTRA, mais precisamente a Programação Monarca. Mas o que necessariamente representaria essa simbologia no video de BBBB? Passando uma mensagem ou seria mais um processo da fama ocultista para ascensão?

    Assim como as artistas abaixo, Hayley também desceu ao nível da Programação BETA:


    (Retirado do The Vigilant Citzen)


    Programação BETA/Sex Kitten, onde o escravo monarca se despe da moral sexual vendo a si mesmo como um gato ou um animal.


    Com dores de cabeça causada pelo controle? Referências ao Sex Kitten novamente. Note as borboletas nos seus joelhos.

    No dia 28 de agosto de 2010, Hayley Williams postou em seu Twitter uma foto fazendo topless:


    Igual as garotas Disney... (Ela declarou no twitter que foi Hackeada, aliás, que perdeu o celular e nele constava a foto e senha da rede social.)


    Referência ao controle monarca.

    Se a banda Paramore ou apenas a vocalista Hayley Estiver seguindo os passos de artistas como Beyoncé ou Lady Gaga (qual já se declarou fã) provavelmente temos, no clipe, mais uma etapa de sua carreira se afundando na simbologia oculta, como uma especie de gradução para o sucesso e a fama.
    O clipe de Playing God avança mais uma etapa desse processo ritualistico. É fácil notar devido seu simbolismo explícito.

    O vídeo



    Segundo a vocalista:

    QUOTE
    "Eu estou gritando com pessoas que se julgam certas, com meus próprios colegas de banda e com todos que alguma vez já me fizeram sentir não sendo boa o bastante"

    Wikipedia

    O título da canção é no mínimo tensa. "Playing God" no sentido literal siginifica "brincando de Deus", mas o contexto da canção - tanto na letra, quanto no video - assume uma posição menos espiritual. Mas com o contexto do video ela assume um dialogo da vocalista Hayley Wlliams com o resto da banda.
    Aliás, a relação da banda com Deus atravessa toda sua carreira, que foi tida inicialmente como "banda cristã" e alguns dos integrantes (e seus ex) são mesmo evangélicos. (Esse lance religioso da banda viria a atrapalhar seu trabalho e sua carreira como veremos mais a frente.)

    Os Irmãos Farro



    Josh e Zac Farro praticamente montaram a banda Paramore, que só veio ter esse nome apos a entrada da vocalista Hayley Williams em 2002. Em 18 de dezembro de 2010, o site Paramore.net confirmou a saída dos irmãos atraves de uma declaração feita pela vocalista. A surpresa veio quando os irmãos finalmente se pronunciaram a respeito. Eis aqui, algumas passagens que mais impressionam:

    QUOTE
    "...precisávamos de uma vocalista e um dia o Zac conheceu a Hayley. Pedimos-lhe que fizesse uma audição e eventualmente convidámo-la a juntar-se à banda. Passados meses na estrada, as coisas mudaram e a banda girava em torno da Hayley. Ela tinha um manager na altura, que controlava todos os passos que dava em conjunto com os pais dela. Eles não gostavam da ideia da Hayley fazer parte de uma banda de rock por isso forçaram-na a deixar-nos, querendo que perseguisse uma carreira a solo..."

    "A Hayley apresentou-nos letras que, a nosso ver, eram muito negativas e não concordámos com elas. Por exemplo, "the truth never set me free" ("a verdade nunca me libertou"), o que contradiz as escritas da Bíblia em João 8:32 ("E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"). Discutimos com ela e explicámos como as suas letras interpretavam mal a nossa banda e aquilo em que acreditamos, mas no final ela conseguiu o que queria. [...] A Hayley declarou que este álbum uniu-nos como banda e fez-nos mais próximos uns dos outros, quando na realidade estava a acontecer o contrário."

    Paramore Portugal
    Para ler o original: Blog do Josh Farro

    No minimo interessante eu diria. Essas declarações foram feitas no dia 22 de dezembro de 2010 bem depois do videoclipe profético ter sido lançado. O videoclipe foi lançado dia 16 de novembro. Vamos analisá-lo.

    Análise do videoclipe


    Luz do sol no seu olho direito... Algo comum no meio do entretenimento oculto.

    O clipe tem algo de "Telephone". Envenenamento, cores em excesso e... referências ao controle mental - muito mais pelo fato de os fãs da banda não compreenderem sua história e a acharem "divertida" mesmo assim, quando na verdade retrata a triste realidade vivida pela banda atraves de sua carreira.

    O vídeo começa com Hayley sentada em Miss Anne (seu carro na vida real) pensativa - talvez se os escravos monarcas pensassem por si só. Talvez ela esteja em transe. Mas o interessante nessas primeiras imagens do vídeo são às alusões aos problemas religiosos internos na banda.




    No começo do vídeo percebemos um efeito de filme velho, que nos remete ao passado. E mostra Hayley olhando fotos antigas E REAIS da banda.

    O passado da banda é algo que Hayley Williams precisa superar, ou talvez até mesmo esquecê-lo.

    A frase de introdução da música nos diz bastante sobre o estado de Hayley:

    "Não posso tomar minhas próprias decisões
    Ou tomar qualquer uma com precisão
    Bem, talvez você deva amarrar-me
    Então eu não vou aonde você não queira que eu vá
    "

    Talvez as proximas ações de Hayley não tenham sido uma ideia dela mesma, levando-a ao porão onde o resto da banda se encontra amarrado por cordas, e mostrando que a banda talvz responda à Hayley:


    "Bem, talvez você deva amarrar-me
    Então eu não vou aonde você não queira que eu vá
    "

    O resto banda é algo que Hayley manipula e mantem perto de si para auto-promoção. Eles não possuem qualquer liberdade de escolha, segundo Josh Farro. Apos gritar com sua banda, lhes mostrando que quem manda é ela, passamos a ver como eles chegaram ao porão com amarras.


    O chão dessa cozinha representa algo a você?

    Hayley é mostrada servindo chá à amigos (qu tambem são amigos na vida real) num momento de descontração e amizade. Mas algo a atormenta e seu estado mental parece mudar drasticamente de uma hora para outra ao olhar os objetos de seu crime contra sua banda, fazendo-a a se lembrar de como aconteceu.



    Hayley é então mostrada sob o controle mental e seu estado dissociativo é representado pelos óculos escuros (tambem utilizado em Beyoncé e Lady Gaga). Ela envenena o chá que os membros de sua banda irão beber. Isso é mostrado como se a banda ja tivesse sido amarrados antes da visita de seus amigos.





    Depois que sua personalidade má foi "ativada" ao ver o tesourão e as cordas e pelo seu surto de memoria, os amigos de Hayley saem da casa e Hayley os observa furtivamente. Ela então desce ao porão novamente para gritar mais uma vez com sua banda. Ela os interroga com uma lente de aumento (não sei o que isso representa), então ela para e volta para sua casa. Temos aqui mais uma simbólica cena sobre controle mental: Hayley grita consigo mesma através de um espelho que representa sua crise de identidade para consigo mesma e para com a banda.



    Quando Hayley canta:
    "Esta é a última chance"
    A banda responde:
    "Vou te apontar ao espelho"

    Ok, legal. Mas talvez você não tenha notado que quem canta em resposta à Hayley é o próprio Josh Farro. Será que Josh sabia da situação mental de Hayley?
    Bem, Hayley então afrouxa o nó de sua banda para simplesmente eles terem a possibilidade de tocar para ela. Ela os domina, afinal.



    Após isso, Hayley os arrasta até a saída do porão de sua casa enquanto eles são obrigados a tocar. Ela sai do porão, joga a corda e fecha a porta, abandonando o peso que sua banda é para ela.


    Conclusão

    QUOTE
    James Montgomery da MTV percebeu a mensagem do vídeo de uma forma positiva. Ele observou que "Paramore estão voltando para casa, olhando para trás, envolvendo as coisas ... É uma história que começou com o futuro da banda seriamente em dúvida e termina com os mesmos mais fortes, mais felizes e melhor do que nunca." Ele afirmou também que se "'Playing God' é realmente o fim da era de BNE, bem, então é uma despedida adequada. É tempo para a banda virar de página, seguir em frente." Sua conclusão do vídeo foi que "era um pedaço de profissionalismo e diversão, e eu não posso esperar para ver onde eles vão daqui pra frente."

    Wikipedia

    Se Hayley Williams seguir carreira solo, ela nos avisa previamente atraves desse video simbolico. Mas tudo irá depender se seu Empresário/(possivelmente)Controlador assim o quiser.
    Com isso, Playing God parece ser o desfecho lamentavel de uma historia feita pela banda Paramore. O que se sabe até momento é que Hayley se encontra "feliz", talvez pelo processo controlador que sofre e os irmãos Farro, quem sabe, entram para a pequena lista de artistas que acordaram para a verdadeira face da fama e o seu preço para o sucesso.

    Edited by Ramon Carneiro - 13/2/2011, 04:27
     
    Top
    .
  2. - Glauber
        +1   -1
     
    .

    User deleted


    Mas eu acho, que ao contrário do que você diz, o clipe critica a situação da hayley como membro da banda, assim como no clipe Brick By Boring Brick, critica a situação das pessoas que vivem dakele jeito, assim como quem "brinca de deus"
     
    Top
    .
  3. JJOKER
        +1   -1
     
    .

    User deleted


    O clipe não faz sentido não é algo que uma pessoa normal pensaria e porque tantas referencias religiosas... se fosse isso porque o clipe não se centra somente na situação critica dela...
     
    Top
    .
  4. - Glauber
        +1   -1
     
    .

    User deleted


    Você não entendeu o que eu completamente quis dizer, o que eu quis dizer é que o clipe, apesar de tudo, critica as atitudes de alguem controlado e/ou que controla outras pessoas para atingir seus objetivos, como por exemplo, uma musica da pitty "Admiravel chip novo", que traz uma mensagem de como pessoas são controladas, trazendo por exemplo uma serie de imperativos apresentada para nos no dia a dia, e criticando esse "modo robotico de ser"...
     
    Top
    .
  5. stéfani ribeiro
        +1   -1
     
    .

    User deleted


    véi, para de viajar com essa história de coisas contra Deus, de boa, se fosse por isso, quase todas bandas que hoje fazem sucesso, tem a ver com coisas illuminati ¬
     
    Top
    .
4 replies since 10/2/2011, 07:08   5003 views
  Share  
.