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Apocalink.
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A denominada “corrida espacial” foi uma das disputas tecnológicas
mais marcantes de toda a história. Durante a Guerra Fria, os Estados
Unidos da América e a antiga União Soviética lideraram um entrave que
perdurou anos em busca da hegemonia da exploração espacial.Apesar de todas as batalhas por debaixo dos panos em que estava
envolvida, a corrida espacial proporcionou expressivos avanços
tecnológicos, principalmente, na área de aviação. Muito do que vemos
hoje em relação aos aviões e caças é oriundo desta época.Atualmente, a história é bem diferente. As agências espaciais de
inúmeras nações, como EUA, Rússia, além de países europeus e asiáticos
trabalham em conjunto para atingir maior prosperidade. Em meio a uma
infinidade de pesquisas, a NASA (National Aeronautics and Space
Administration, agência espacial norte-americana) anunciou em abril de
2010 para a NASA Aeronautics Research Mission Directorate (direção de
pesquisas e missões espaciais da NASA) o conceito de um jato supersônico
para a aviação comercial.O modelo futurista foi apelidado de “Supersonic Green Machine” - em
uma tradução livre “Máquina Verde Supersônica” - e pretende romper os
paradigmas de como viajamos pelos ares. Conheça o jato que poderá nos
transportar para qualquer parte do mundo em poucas horas!O que ele tem de diferente?
Os jatos supersônicos já existem, e isso não é novidade para ninguém.
Entretanto, há dois grandes empecilhos para que esse tipo de aeronave
seja utilizada pela aviação comercial (a que nós usamos para viajar nas
linhas aéreas): o altíssimo consumo de combustível para manter as
impressionantes velocidades atingidas (são mais de 300 metros por
segundo!) e o ruído causado pela quebra da barreira do som.O
Supersonic Green Machine. Fonte: NASAO estrondo sônico - ondas de ar supercomprimidas - causado por tal
rompimento é tão forte que, dependendo da distância em que o avião está
do solo, pode quebrar vidros de janelas e automóveis, causar rachaduras
em paredes, entre outros estragos. Por isso, voos à velocidade
supersônica não podem acontecer sobre os continentes.O Supersonic Green Machine, além de um visual descolado - que mais
parece uma aeronave de super-herói dos desenhos animados -, conta com
design e sistema de motores na parte traseira chamados de “V-invertido”.
Segundo a própria NASA e a sua parceira no projeto Lockheed Martin
Corporation, são exatamente estas formas que possibilitam que o modelo
reduza drasticamente os ruídos dos estrondos sônicos e o consumo de
combustível.
Fotografia
do Jato F/A-18 Hornet quebrando a barreira do som sobre os céus do
Oceano Pacífico em 1999. Fonte: U.S.
NavyDe acordo com a Agência Espacial Americana, ainda estão sendo
estudadas outras tecnologias inovadoras para que todas as metas
ambientais, escalas e cargas sejam alcançadas. Por ser apenas o
desenvolvimento de um conceito, ainda não foram informados mais detalhes
desta revolucionária aeronave.Além do alcance!
A grande vantagem para os consumidores comuns deste conceito de
aeronave é óbvia: a redução de tempo nas viagens. Quanto tempo levaria
para ir do Oiapoque ao Chuí? Quem sabe, menos de uma hora. Melhor que
isso, imagine desembarcar no Japão em 10 ou 12 horas, muito menos
estressante e cansativo que as intermináveis 24 horas que levamos
atualmente.As expectativas são grandes para o que esta máquina da alta
tecnologia espacial será capaz de proporcionar. Entretanto, será uma
espera um pouco longa, pois os desenvolvedores têm como previsão dos
primeiros voos o período de 2030 a 2035. Até lá, vamos ouvir falar muito
do Supersonic Green Machine, isso é certo.
"O
homem chega cada vez mais longe!">Se este modelo vai quebrar os paradigmas da viação moderna, assim
como rompe a barreira do som, ou não vai passar de um design para
desenhos animados e brinquedos de crianças, só saberemos daqui a alguns
anos. O mais importante é saber que a cada dia mais inovações são
idealizadas para a melhoria e comodidade das nossas vidas. É mais um
sinal de que a tecnologia sempre vai ser o braço direito do homem.
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