O Oculto Mágico de OZ

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  1. Nando_Resistência!
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    Com a sua história memorável e seu elenco de personagens coloridos, o Mágico de Oz se tornou rapidamente um clássico americano. Mais de cem anos após o lançamento deste livro, os miúdos ainda estão em toda parte, encantados pelo mundo encantado de Oz. Poucos, porém, reconhecem que, sob sua aparente simplicidade, a história do Mágico de Oz esconde profundas verdades esotéricas inspiradas pela Teosofia. Aqui nós vamos olhar para o Mágico de Oz e o significado oculto e ao fundo de seu autor.

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    Apesar de o Mágico de Oz ser amplamente percebido um inocente conto de fadaspara crianças, é quase impossível não atribuir um significado simbólico para a busca de Dorothy. Como em todas as grandes histórias, os personagens e os símbolos do Mágico de Oz "podme ser dada uma segunda camada de interpretação, que pode variar dependendo da percepção do leitor. Muitas análises apareceram ao longo dos anos descrevendo a história como um manifesto "ateu", enquanto outros a viram como uma promoção do populismo. É através de uma compreensão de fundo filosófico do autor e crenças, no entanto,é que o verdadeiro significado da história pode ser apreendido.

    L. Frank Baum, autor de O Mágico de Oz foi membro da Sociedade Teosófica, que é uma organização baseada em pesquisas ocultistas e do estudo comparado das religiões. Baum tinham um profundo conhecimento da Teosofia e, conscientemente ou não, criou uma alegoria dos ensinamentos Theosophicos quando ele escreveu o Mágico de Oz.


    O que é Teosofia?


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    A Sociedade Teosófica é uma organização ocultista, principalmente com base nos ensinamentos de Helena Blavatsky, que procura extrair o comum comum de todas as religiões a fim de formar uma doutrina universal.

    QUOTE
    "Mas talvez seja oportuno afirmar inequivocamente que os ensinamentos, no entanto fragmentária e incompleta, contidos nestes volumes, não pertencem nem ao hindu, o zoroastrismo, o caldeu, nem a religião egípcia. Nem o Budismo, Islamismo, Judaísmo, nem o Cristianismo exclusivamente. A Doutrina Secreta é a essência de todas elas. Surgiram a partir dele em suas origens, os diversos regimes religiosos são feitos para fundir para trás em seu elemento original, sendo que cada mistério e dogma cresceu, desenvolveu e se concretizou.
    -HP Blavatsky, A Doutrina Secreta
    "

    As três declaraÇÕES objetos da Sociedade Teosófica original, estabelecido por Blavatsky, com Judge e Olcott (seus fundadores) foram as seguintes:

    QUOTE
    "Primeiro - Para formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.
    Segunda - Para incentivar o estudo da Religião Comparada, Filosofia e Ciência.
    Terceira - Investigar as leis inexplicáveis da Natureza e os poderes latentes no homem ".
    -O teósofo, vol 75, n º 6

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    Blavatsky


    Os grandes princípios da Teosofia são minuciosamente descritos no Blavatsky na s obras Ísis Sem Véu e A Doutrina Secreta. No núcleo dos ensinamentos teosóficos estão os mesmos princípios encontrados em muitas outras escolas de ocultismo: a crença da presença de uma centelha divina "dentro de cada pessoa que, com a disciplina e formação adequada, pode levar à iluminação espiritual e um estado de virtual piedade.

    QUOTE
    Outro princípio importante encontrado na Teosofia é a reencarnação. Acredita-se que a alma humana, como todas as outras coisas no universo, passam por sete estágios de desenvolvimento.

    QUOTE
    Escritos teosoficais propoêm que as civilizações humanas, como todas as outras partes do universo, se desenvolvem ciclicamente através de sete etapas. Blavatsky postulava que toda a humanidade, e certamente cada mônada reencarnante humano, evolui através de uma série de sete raças "raiz". Assim, na primeira idade do espírito, os seres humanos eram puros; na segunda idade, eram assexuados seres que habitam o continente perdido, agora de Hyperborea; na terceira idade os lêmures gigantes foram informados por impulsos espirituais dotando-os com a consciência humana e da reprodução sexual. Os seres humanos modernos, finalmente, desenvolvido no continente de Atlântida. Desde Atlantis,que foi o ponto mais baixo do ciclo, a idade atual quinto é um momento de despertar dons psíquicos da humanidade. A expressão psíquica aqui realmente significa a realização da permeabilidade da consciência, pois não tinha sido conhecido mais cedo na evolução, embora sentida por algumas pessoas mais sensíveis da nossa espécie ".

    O objetivo final é, naturalmente, retornar ao estado de [b]divindade[/b] a partir do qual nós emergimos. Os princípios são os mesmos (com variações sutis) pode ser encontrado em outras escolas, como Rosacrucianismo, Maçonaria e outros ensinamentos ordens de Mistérios.
    Na verdade , trata-se da velha promessa de satanas: ''Como deuses sereis'', lá em gênesis, feitas a Adão e Eva.

    L. Frank Baum, um teósofo Notável

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    Antes de escrever o Mágico de Oz (ou mesmo contemplando-se um autor para crianças, na história), Baum atuouem muitos postos de trabalho - uma das quais foi editor do sábado AberdeenPioneer. Em 1890, Baum escreveu uma série de artigos que introduz os seus leitores a Teosofia, incluindo a sua opinião sobre Buda, Maomé, Confúcio e Jesus Cristo. Naquela época, ele não era membro da Sociedade Teosófica, mas ele já mostrou um profundo entendimento de sua filosofia. Aqui está um trecho de seu "editor"

    QUOTE
    "Entre as várias seitas numerosos na América, hoje que encontram a sua base fundamental do ocultismo, o teosofista pré-eminente, tanto na inteligência e no ponto dos números. Teosofia não é uma religião. Seus seguidores são simplesmente "buscadores da Verdade". Os teosofistas, na verdade, são os insatisfeitos com o mundo, os dissidentes de todos os credos. Eles devem a sua origem até os sábios da Índia, e são inúmeros, não só no Oriente ,muito famoso místico, mas na Inglaterra, França, Alemanha e Rússia. Eles admitem a existência de um Deus - não necessariamente de um Deus pessoal. Para eles, Deus é a Natureza e a Natureza é Deus ... Mas, apesar disso, se o cristianismo é a verdade, como a nossa educação nos ensinou a acreditar, não pode haver nenhuma ameaça para ele na Teosofia ".
    -L. Frank Baum, Aberdeen Pionee,r sábado, 25 de janeiro de 1890

    Musings, em outra de suas "Editor's Choice", Baum discute o uso do simbolismo místico em ficção, algo que ele realizou dez anos mais tarde, com o Mágico de Oz:

    QUOTE
    "Há uma forte tendência em romancistas modernos para a introdução de alguma veia do misticismo ou ocultismo em seus escritos. Livros desta natureza são avidamente comprados e lidos pelas pessoas, tanto na Europa e América. Ele mostra o desejo inato em nossa natureza a desvendar o misterioso: a procurar alguma explicação, porém fictício, do inexplicável na natureza e na nossa existência cotidiana. Pois, como podemos avançar na educação, o nosso desejo de aumentar o conhecimento, e estamos a menos satisfeito em permanecer na ignorância dessa fonte misteriosa, que emana da cabeça de tudo o que é sublime, e grandioso e incompreensível na natureza. "



    No final deste artigo, Baum entra em um all-out para pleitear mais ocultismo na literatura:

    QUOTE
    "O apetite do nosso tempo para demandas ocultismtas a serem preenchidas, e ao mesmo tempo com a mediocridade de pessoas que irão resultar em mero sensacionalismo, levará em muitos ao pensamento mais elevado e mais nobre e mais ousado, e quem pode dizer que esses mistérios de intelectos corajoso e capazes pode desvendar as eras no futuro? "
    -L. Frank Baum, Aberdeen Pioneer sábado, 22 de fevereiro de 1890

    Dois anos depois de escrever esses artigos, L. Frank Baum e sua esposa Maud Gage se juntaram a Sociedade Teosófica, em Chicago. Os arquivos da Sociedade Teosófica em Pasadena, Califórnia registrou o início da seu novo adepto em 4 de setembro de 1892. Em 1890, o Mágico de Oz foi publicado. Quando perguntado sobre como Baum tem a sua inspiração para a história, ele respondeu:

    QUOTE
    "Foi pura inspiração ... Ele veio a mim para a direita, fora do azul. Eu acho que às vezes o grande autor tem uma mensagem para atravessar e ele tem de utilizar o instrumento na mão. Aconteceu de eu estar nesse meio, e acredito que a chave mágica me foi dada para abrir as portas à compreensão e simpatia, alegria, paz e felicidade. "
    L. Frank Baum, citado por Hearn

    O Mágico de Oz é muito apreciada no âmbito da Sociedade Teosófica. Em 1986, a American Theosophis, revista de Baum, reconheceu como um teosofista "notável" que representou completamente a filosofia da organização.

    QUOTE
    "Apesar de os leitores não olharem seus contos de fadas pelo seu conteúdo Teosófico, é significativo que Baum tornou-se um famoso escritor de livros infantis depois que ele entrou em contato com a Teosofia.Idéias TEOSÓFICAS permeiam o seu trabalho e toda a sua inspiração para sua obra. Na verdade, o assistente pode ser considerada como alegoria Teosófica, permeada pelas idéias Teosófica do começo ao fim. A história veio à Baum como uma inspiração, e ele aceitou com um certo temor como um dom de fora, ou talvez de dentro, ele mesmo. "
    SAmerican Thosofist n º 74, 1986

    Então, qual é o significado esotérico da história de criança, que veio a Baum como uma inspiração divina "?

    O significado oculto de O Mágico de Oz

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    Caminho para a Iluminação




    Se você nunca leu ou assistiu O Mágico de Oz, precisa de sua memória atualizada, aqui está um resumo rápido dos do filme:

    QUOTE
    O filme tem a garota de 12anos, Dorothy Gale (Judy Garland), que vive em uma fazenda no Kansas com sua tia Em e tio Henry, mas sonha com um lugar melhor "Onde nasce o arco- íris." Depois de ser golpeado inconsciente durante um tornado por uma janela que se solta da sua estrutura, sonhos Dorothy que ela, seu cachorro Totó e são transportados para a terra mágica de Oz. Lá, a Bruxa Boa do Norte, Glinda (Billie Burke), aconselha Dorothy a seguir a estrada de tijolos amarelos para a Cidade Esmeralda e encontrar o Mágico de Oz, que pode retornar ela para Kansas. Durante sua jornada, ela encontra um Espantalho (Ray Bolger), um Homem de Lata (Jack Haley) e Leão Covarde (Bert Lahr), que se juntam a ela, na esperança de receber o que lhes falta si (um cérebro, um coração e coragem, respectivamente ). Tudo isso é feito ao mesmo tempo, tentando evitar a Bruxa Malvada do Oeste (Margaret Hamilton) e sua tentativa de roubar sapatos de rubi da irmã de Dorothy, que os recebeu de Glinda.

    O dito acima, toda a história do Mágico de Oz é um conto alegórico do caminho da alma para a iluminação - o Yellow Brick Road. No Budismo (uma parte importante dos ensinamentos Teosófica), o mesmo conceito é referido como o "Golden Path"

    A história começa com Dorothy Gale vivendo no Kansas, que simboliza o mundo material, no plano físico, onde cada um de nós começa a nossa jornada espiritual. Dorothy se sente um desejo de "passar por cima do arco-íris", para alcançar o reino etéreo e siga o caminho para a iluminação. Ela basicamente "passou a Nadir", demonstrando o desejo de buscar uma maior verdade.

    Dorothy é então levado a Oz por um ciclone gigante em espiral ascendente, representando os ciclos do carma, o ciclo de erros e as lições aprendidas. Também representa a crença na reencarnação Teosófica, a rodada de nascimentos e mortes física de uma alma até que esteja apta para se tornar divina. Também é interessante notar que o Yellow Brick Road of Oz começa como uma espiral aparentemente em expansão. No simbolismo oculto, esta espiral representa a própria evolução, a alma ascendente a partir da matéria até o mundo espiritual.

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    O início em espiral do caminho espiritual

    Continua...
     
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4 replies since 1/1/2010, 23:20   20642 views
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